Cursos de Medicina em Guarulhos: antiga reivindicação do Vereador Prof. Rômulo chega ao Ministro da Saúde

A abertura de cursos superiores na área da Saúde, como Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Odontologia etc. é prioridade na luta política do Vereador Rômulo há muitos anos na cidade de Guarulhos. As reivindicações do Vereador e do Cursinho Comunitário Pimentas têm chamado a atenção de diversas autoridades políticas e, graças à atuação do Vereador, essa luta também se tornou prioridade na agenda política do Deputado Estadual Alencar Santana e do Deputado Federal Paulo Teixeira, ambos apoiados na última eleição por esse Vereador.

Na última quinta-feira, em encontro do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com a bancada de deputados estaduais do PT, o Deputado Alencar elencou como de grande importância para Guarulhos a implantação de cursos de medicina, já que isso faria aumentar a oferta de médicos na cidade. Alencar fez ainda outras cobranças ao Ministro da Saúde relacionadas à ampliação e melhorias no atendimento prestado pelo SUS em nossa cidade.

O Cursinho Comunitário Pimentas, sob a liderança do Prof. Rômulo, iniciou há cerca de dez anos a luta para trazer universidades ou faculdades públicas para Guarulhos. Foram diversas manifestações, passeatas, reuniões entre o Cursinho e lideranças políticas, desde o Prefeito, Deputados e até com o Governo Estadual. E essa luta teve resultados muito bons, já que a cidade que naquela época não tinha nenhuma faculdade pública, hoje é sede de um campus da Universidade Federal de São Paulo e de um Instituto Federal de Ensino, além de sediar também dois cursos da Fatec.

Passada a etapa de instalação de cursos superiores públicos em Guarulhos, a luta do Prof. Rômulo passou a ser pela instalação, na cidade, de cursos de saúde, em especial de Medicina, já que há um déficit muito grande desse tipo de profissional, sobretudo nas regiões da periferia. Essa luta ganhou mais força após o Prof. Rômulo assumir o mandato de Vereador (como suplente) na Câmara Municipal. Por diversas vezes o Vereador subiu à tribuna do plenário para fazer essa cobrança às autoridades competentes. Como Vereador também tem feito diversos encontros com Secretários, com o Prefeito, com a Administração da Universidade, além de já ter organizado, junto com o Cursinho Comunitário Pimentas, diversas manifestações para sensibilizar as autoridades públicas responsáveis.

Essa batalha não será fácil, já que contraria interesses corporativos de uma das classes mais organizadas (a dos médicos), mas tem ganhado cada vez mais adeptos de peso graças à luta do Cursinho Pimentas e à articulação política do Vereador Prof. Rômulo. Uma das bandeiras de campanha do Deputado Alencar Santana é a conquista para a nossa região de mais uma universidade pública, trazendo com isso cursos na área da Saúde. O Deputado Federal Paulo Teixeira também é um forte articulador dessa proposta, sendo a voz do Cursinho Pimentas, de Guarulhos e de toda a região do Alto Tietê e Zona Leste lá em Brasília.

About these ads

Uma resposta para Cursos de Medicina em Guarulhos: antiga reivindicação do Vereador Prof. Rômulo chega ao Ministro da Saúde

  1. [...] bastante força recentemente, graças às intervenções do vereador na Tribuna da Cãmara, ao apoio de gente como o Deputado Estadual Alencar Santana e o Deputado Federal Paulo Teixeira e, principalmente, a mobilização do povo da periferia, que [...]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: